FANDOM

Nike, (em grego: Νίκη; transl.: Níkē ou Niké , "Vitória") era uma deusa grega que personificava a vitória, força e velocidade, representada por uma mulher alada, filha de Palas e Estige. Sua contraparte romana é Vitória. Nice também pode representar asas.

Nos Jogos Olímpicos de Verão de 2004, em Atenas, a imagem da deusa veio cunhada nas medalhas (ouro, prata e bronze) com referencia à deusa Atena. A deusa da estratégia e das batalhas. Sua imagem é obrigatória em todas as medalhas dos Jogos Olímpicos de Verão. Essa imagem da deusa nas medalhas vem de uma escultura em mármore do século V a.C., da autoria de Peônio. A mais famosa imagem da deusa é a de Samotrácia, exposta no Museu do Louvre, em Paris.

A deusa se encontra na mão direita de Atena, dando assim à deusa certeza de vitória em todas as batalhas travadas. Atena, em sua história, várias vezes já travou grandes batalhas contra deuses que desejavam para si a Nice, e, graças à deusa alada, Atena sempre as venceu.

CuriosidadesEditar

A marca de roupas Nike teve seu nome inspirado na deusa homônima, Vitória de Samotrácia uma imagem de bronze desta deusa, encontra-se no Museu do Louvre; assim, o símbolo da marca é semelhante a uma asa em homenagem à deusa alada da vitória.