Hefestus.png Hefesto ainda está trabalhando em Mitologia Grega

Este artigo ainda não está terminado, seja porque se trata de um material que ainda está para ser lançado ou é um trabalho em andamento. Como tal, algumas das informações podem mudar.

O conjunto das histórias maravilhosas da vida dos deuses e heróis gregos chama-se mitologia. Mitologia Grega é um conjunto de mitos e ensinamentos pertecentes à Grecia Antiga. Os gregos era politeístas, isto é, adoravam vários deuses, acreditando que esses deuses tinham formahumana, embora fossem mais belos e poderosos que os homens, imortais e possuidores de poderes mágicos. Os deuses gregos revelavam também qualidades e defeitos semelhantes aos dos seres humanos: apaixonavam-se, sofriam, conheciam aventuras e desventuras e os Gregos falavam deles como se fossem pessoas: contavam a história da sua vida, as suas lutas, sentimentos...

Início[editar | editar código-fonte]

Tudo era escuro no início, nada existia; era uma era de caos. Gradualmente a mãe-terra (Gaia) foi ganhando forma até criar o mundo. Ela teve um filho Urano, que era o céu. Os dois tiveram filhos juntos Com a chuva vieram as plantas e os animais que se formavam das gotas que caíam nos oceanos e rios. Também surgiram monstros de muitos tamanhos, formas e feitios. Entre estes monstros havia três que tinham apenas um olho, bem no meio da testa, e chamavam-se de Ciclopes. Urano foi muito mau para eles, tratava-os cruelmente e baniu-os para o Submundo.

Mais tarde começaram a aparecer seres com forma de humanos, mas enormes. Estes gigantes eram os Titãs e foram os primeiros deuses e deusas. Gaia não conseguia perdoar ao seu filho Urano pela maneira como ele tinha tratado os Ciclopes e encorajou os Titãs, liderados por Cronos, para se revoltarem. Eles atacaram e venceram Urano e assim ficaram no poder.

Do sangue de Urano cairam 3 gotas de sangue na Terra e assim nasceram as Eríneas. Estas eram espíritos de vingança e revolta, com cabeça de cão e asas de morcego. Elas perseguiam assassinos, principalmente aqueles que matavam familiares. Uma outra gota caiu no mar e criou espuma e da espuma apareceu a deusa Afrodite .

Cronos casou com a sua irmã, Réia e tornou-se rei dos Titãs. Tiveram cinco filhos, mas Cronos, avisado que um deles o mataria, engoliu-os todos assim que nasceram. Para salvar o seu sexto filho, Réia enganou Cronos, dando-lhe uma pedra enrolada em roupa de bebê e escondeu a criança entre algumas deusas menores, chamadas de Ninfas, que criaram a criança em segurança. Esta criança era Zeus. Quando cresceu, Zeus regressou a casa disfarçado e colocou uma poção na bebida de Cronos, fazendo com que ele se engasgasse e morresse. As crianças que tinha engolido foram tossidas, sãs e salvas. Eram as irmãs Hestia, Demeter, Hera e os irmãos Hades e Poseidon.

Uma batalha feroz então teve lugar. Zeus libertou os Ciclopes que fizeram relâmpagos para ele arremessar. Fizeram também um tridente para Poseidon e um capacete mágico para Hades que fazia com que quem o usasse ficasse invisível. A maior parte dos Titãs e Gigantes ficaram do lado de Cronos. Depois de uma terrível luta, os deuses mais novos sairam vitoriosos.

Os Titãs foram banidos e um deles, chamado Atlas, teve como castigo segurar para sempre os Céus. Zeus virou Senhor dos Céus e rei de todos os deuses. Poseidon consagrou Senhor dos Oceanos e Hades tornou-se dono do Mundo Inferior.

Eras[editar | editar código-fonte]

Era do Ouro[editar | editar código-fonte]

Primeira raça. Semelhante aos deuses. Sua vida era uma seqüência constante de prazeres. Conviviam em perfeita harmonia. Sem cansaço, doença ou dor. Após longos anos de felicidade, a morte vinha como um suave adormecer. No fim foram todos destruídos como punição pelos terríveis erros dos titã Cronos.

Era da Prata[editar | editar código-fonte]

Zeus criou a terceira geração. Homens muito altos e fortes. Guerreiros destemidos. Moldados em bronze, tinham armas do mesmo material. Tudo era de bronze pois homens ainda não haviam descoberto como trabalhar o ferro. Não cultivavam a terra. Viviam da caça e da coleta. Ficaram arrogantes e vaidosos, cheios de tolo orgulho e uniram-se para tomar o monte Olimpo. Novamente Zeus matou a todos.

Era do Bronze[editar | editar código-fonte]

Era do Heróis e semideuses[editar | editar código-fonte]

A quarta geração veio ao mundo com Hércules, Teseu, Orfeu, Jasão, Aquiles, Agamêmnon e todo o exército de heróis da mitologia grega. Seus atos corajosos originaram o nome da geração: Idade Heróica. Mais justos e mais nobres do que as gerações anteriores, recebiam freqüentemente a visita dos deuses do Olimpo que se misturavam entre eles compartilhando suas alegrias e tristezas. Muitos heróis e nobres eram filhos de algum deus e estes os protegiam. Grandes cidades floresceram neste período: Atenas, Micenas, Esparta, Creta, Corinto, Maratona... A geração de heróis foi derrubada. Muitos tombaram nas sete portas de Tebas, combatendo pelas riquezas do rei Édipo, e muitos morreram na luta que se travou durante dez anos nos muros de Tróia. Quando todos morreram Zeus os enviou para a Terra dos Bem-Aventurados.

Era do Ferro[editar | editar código-fonte]

A idade mítica chegou ao fim. Zeus gerou da terra a abundante geração de ferro, que ainda habita a terra em nossos dias. A vida é difícil para estes homens. Tem de trabalhar para sobreviver, enfrentando problemas e provas. Nem os deuses parecem amá-los, pois retiraram-se para o Olimpo. Distribuíram algumas alegrias, mas o mal sempre excede o bem e obscurece a vida dos homens. A quinta geração vive com a lembrança da que a precedeu. A era mítica deixou uma rica herança cultural para os seus sucessores. Suas histórias ainda foram contadas por Homero, Sófocles, Hesíodo, Eurípedes, Ésquilo e tantos outros. A mitologia grega, em sua maior parte, concentra-se na quarta geração e, a partir do nascimento da quinta, já não há mais mitologia.

Deuses, Monstros e Mitos[editar | editar código-fonte]

Principais Deuses Primordiais:[editar | editar código-fonte]

Kosmos[editar | editar código-fonte]

A divindade que existia antes de Caos.

Caos[editar | editar código-fonte]

A primeira divindade a surgir no universo, portanto a mais velha das formas de consciência divina. 

Gaia [editar | editar código-fonte]

Gaia é a mãe-terra, surgiu gradualmente depois do Caos

Tártaro[editar | editar código-fonte]

 O Tártaro é personificado por um dos deuses primordiais, nascidos a partir do Caos Suas relações com Gaia geraram as mais terríveis bestas da mitologia grega, entre elas o poderoso Tifão.

Urano[editar | editar código-fonte]

Filho de Gaia e Deus védico do Céu e da Noite. 

Titãs Orignamente eram filhos de Gaia e Tártaro[editar | editar código-fonte]

  • Oceano, o rio que circundava o mundo.
  • 'Céos', titã da inteligência.
  • 'Crio,' titã do frio e inverno assim como dos rebanhos e das manadas, esposo de Euríbia (filha de Pontos) e pai de Palas, Perses e Astreu Hiperião.
  • o fogo astral e a visão e titã do leste.
  • Jápeto, senhor do oeste, esposo da oceânide Clímene e pai de Prometeu (ancestral da raça humana).
  • Atlas (que foi condenado por Zeus a sustentar a Terra em seus braços para sempre).
  • Epimeteu.
  • Menoécio.
  • Cronos, titã do tempo, que destronou Urano e foi rei dos titãs.

Filhos de Cronos[editar | editar código-fonte]

  • Hera, deusa da fidelidade e rainha do Olimpo.
  • Hades, deus do mundo inferior onde se localizam ambos, o Tártato e os Campos Elísios.
  • Deméter, deusa da agricultura e da fertilidade, conhecida também por rainha dos trigais.
  • Poseidon, deus dos oceanos.
  • Zeus, rei dos deuses, rei do Olimpo.

Ciclopes gigante de um olho só.[editar | editar código-fonte]

Atuais Deuses[editar | editar código-fonte]

Zeus ficou com o ceu

Zeus[editar | editar código-fonte]

Senhor dos céus, rei dos deuses. Casado com sua irmã Hera. Era representado como homem forte e barbado, de aspecto majestoso, com um raio na mão sobre uma águia.

Afrodite

É a deusa do amor e da beleza. Hefesto recebeu-a como esposa, mas esta, incapaz de lhe ser fiel, procurou o amor de Ares, de quem teve Eros. Amou também Hermes, Dioniso, Anquises (de quem teve Eneias) e Adonis.

Ares[editar | editar código-fonte]

Deus da guerra, presente em todos os combates. Era representado como um guerreiro completamente armado, acompanhado por um galo. Fiel apaixonado de Vênus.

Apolo[editar | editar código-fonte]

Deus das Artes. O deus mais venerado depois de Zeus. Identifica-se com o Sol - daí ser chamado também Febo (brilhante) - e o ciclo das estações do ano...

Artemis[editar | editar código-fonte]

Filha de Zeus e da irmã de Apolo. Deusa da caça e da castidade é representada num coche, tirada por corças, armada de arco e flechas com setas e uma meia-lua sobre a cabeça.

Atenas[editar | editar código-fonte]

Deusa da Sabedoria e da guerra justa possuía uma disposição pacífica, representando a preponderância da razão e do espírito sobre o impulso irracional. Deusa protectora de Atenas e outras cidades da Ática. Acredita-se que ela era originalmente a deusa-serpente de Creta. Imagem guerreira, com capacete, lança, escudo e couraça.

Poseidon PI.jpg

Poseidon[editar | editar código-fonte]

Deus dos mares era filho de Cronos, deus do tempo, e Réia, deusa da fertilidade e irmão de Zeus e Hades. É representado como um homem forte, de barbas brancas, com um tridente na mão e acompanhado de golfinhos e outros animais marinhos.

Hefesto[editar | editar código-fonte]

Deus do fogo. Patrono dos ferreiros e dos artesãos em geral, é responsável, segundo a lenda, pela difusão da arte de usar o fogo e da metalurgia. Era geralmente representado como um homem de meia-idade, barbado, vestido com uma túnica sem mangas e com um gorro sobre o cabelo desgrenhado.

Eolo[editar | editar código-fonte]

Deus dos ventos

Referencias[editar | editar código-fonte]