FANDOM

Ilítia (em grego: Ειλείθυια, Eileithyia) era a deusa dos partos e gestantes na mitologia grega protetora das mães durante seus períodos de gestação. Era filha de Zeus e Hera e irmã de Hefesto, Ênio, Ares, Hebe e Éris além de ser meia-irmã de vários deuses e semideuses, como Héracles e Hermes, por exemplo. Sua equivalente na mitologia romana é Lucina.

A única que não possui origem latino-europeia em seu nome, ele é proveniente do grego eleutho, que significa "auxílio" ou alívio; sendo considerada a deusa que envia auxilio as mulheres em trabalho de parto.

Seu local de culto mais famoso "A Caverna de Ilítia" encontrada na cidade de Amnisos, no Estado de Cnossos, em Creta. Supostamente esteve como testemunha no nascimento da deusa Atena feito por seu irmão Hefesto e quando Leto engravidou dos gêmeos Ártemis e Apolo, foi impedida por sua mãe Hera de intervir e abençoar o parto iminente, podendo só fazê-lo com a ajuda de seu pai e de Hermes, que distraíram Hera com sucesso enquanto ela realizava o parto dos gêmeos.