Advertisement

Febe ou Foibe (em grego: Φοίβη, transl.: Phoíbē), na mitologia grega, era uma titânide, filha de Urano e Gaia.

Era conhecida como "a mais bela entre as titânides". Seu nome está ligado aos vocábulos gregos phoibos ("brilhante" ou "radiante""), phoibaô ("purificar") e phoibazô ("profetizar").

Ela era um dos doze titãs, filhos de Urano e GaiaOceanoCéosCrioHiperíonJápetoTeiaRéiaTêmisMnemosine, a coroada de ouro Febe e a amada Tétis e Cronos.

Talvez a primeira deusa da lua que os gregos conheceram, Febe é confundida com sua sobrinha Selene (filha de Hiperíon e Teia), e também com suas netas Ártemis e Hécate.

Febe é a deusa da lua, relacionada com as noites de lua cheia. Seu nome quer dizer "brilhante", nome que foi emprestado ao seu neto Apolo, chamado de Febo.

Febe se uniu a Céos e tiveram as deusas: Leto (mãe de Ártemis e Apolo) e Astéria (mãe de Hécate), que simbolizam respectivamente os oráculos da luz e da escuridão.

Febe era uma antiga deusa da profecia e a terceira a presidir o Oráculo de Delfos, após Gaia (sua mãe) e Têmis (sua irmã). Mais tarde deu o oráculo a seu neto Apolo como presente de aniversário.

Por tudo isso Febe, apesar de brilhante, era considerada uma deusa de mistérios e segredos.

Era representada como uma bela mulher com os seios nus, voando pelo céu e levando numa das mãos um cântaro de prata.

Advertisement