FANDOM

Você esperava que eu jogasse limpo? Eu sou o deus do amor. Eu nunca sou justo.

–Eros, A Casa de Hades

Eros (também conhecido como Amor em latim) é o deus do amor, carinho e desejo eróticos. Ele é o tenente de sua mãe, Afrodite. Ele é o companheiro de brincadeira de Himenaios e Ganímedes. A sua contraparte romana é Cupido.

História Editar

O Filho de NetunoEditar

Durante o resgate ao deus Tânato, Hazel chega a confundir ele com um anjo, e mais tarde, o Cupido diz a Jason Grace e Nico di Angelo que era frequentemente confundido com este.

A Casa de HadesEditar

Durante o livro A Casa de Hades, ele ataca Nico di Angelo e Jason Grace, no objetivo de que Nico di Angelo fale seu grande segredo, o de que teve e ainda não se sabe se ainda tem uma queda por Percy Jackson.

Personalidade Editar

Em ambas as formas, Cupido gosta e sabe o quão imprevisível é seu domínio. Ele pode se vingar se alguém o ofender, como mostra como ele atirou em Apolo depois que ele tirou sarro de sua habilidade e aparência de arco e flecha no mito de Daphne. No entanto, Cupido mostra piedade pelos outros e admira perseverança, uma característica que sua amada esposa Psique possui.

Aparência Editar

Em Heróis Gregos de Percy Jackson, Eros é descrito como "diabolicamente bonito". Sua aparência muda da maneira que sua mãe: muda para atrair cada pessoa que olhava para ele.

Em A Casa de Hades, Eros é descrito como um jovem magro e musculoso, com asas brancas como neve, e usava um simples vestido branco e jeans, com um arco e aljava pendurados no ombro. Ele tem cabelos pretos lisos, olhos vermelho-sangue que pareciam "todos os namorados do mundo estavam espremidos, destilados em uma mistura venenosa" e um rosto bonito, mas também áspero - "tão difícil de olhar quanto um holofote". Sua voz é descrita como rica e profunda, mas ameaçadora como um tremor diante de um terremoto.

Habilidades Editar

Como filho de Afrodite e Ares, Eros é muito poderoso. Apesar de ser um deus menor, seu fascínio onipotente e romântico fez a maioria dos deuses, até Deméter, Hera e até Zeus de fato, temerem ele. As únicas divindades conhecidas que têm pelo menos imunidade parcial a ele são as Deusas Virgens.

  • Amocinese: Como o deus do amor, do afeto e do desejo, Eros tem controle absoluto e autoridade divina sobre o amor, a luxúria e o desejo, mas não tanto quanto Afrodite. Ele não pode criar amor do nada. Sua forma de amor parece ser mais dura e forte do que a de sua mãe, o que pode ser devido a Eros ser filho de Ares.
    • Flechas do Romance: O poder de Eros sobre o amor é geralmente exercido e imposto através de seu arco e flecha dourados românticos. Qualquer pessoa atingida por sua flecha será instantaneamente cheia de desejo incontrolável e amor por outra pessoa, que ele pode escolher. Em Heróis Gregos de Percy Jackson, ele forçou Apolo a se apaixonar pela ninfa Daphne O que outras pessoas estão dizendo. ​​​​​​
    • Charme: Eros tem a habilidade de charme, que lhe permitiu influenciar os outros com persuasão vocal aprimorada. Como mostrado em A Casa de Hades, Eros pode manipular e força qualquer pessoa a confessar seus verdadeiros sentimentos românticos. Ele sempre pode dizer se a pessoa está mentindo. O único conhecido que Cupido fez isso foi Nico di Angelo, sendo este último forçado a admitir com lágrimas que seu amor secreto era por Percy Jackson.
    • Onisciência Romântica: Eros sempre sabe por quem uma pessoa está realmente apaixonada. Isso é visto em A Casa de Hades.
  • Beleza e Fascínio Onipotente: Como o Deus do desejo, Eros pode mudar sua aparência à vontade, dependendo da percepção de beleza da pessoa que ele está na presença. Isso é mencionado em Heróis Gregos de Percy Jackson.
  • Tiro com Arco: Ele não é tão habilidoso em arco e flecha quanto Apolo e Ártemis, Eros é um arqueiro impressionante por sua longa experiência em acertar o coração dos outros com suas flechas.
    • Flechas Mágicas: Além de seu poder de amor, as flechas de Cupido possuem poderes mágicos. Se suas flechas errarem um alvo, elas brilharão brancas e explodirão em um "gêiser de chamas", como visto em A Casa de Hades. Quando suas flechas atingem um alvo, a flecha se dissolve, não deixando sangue ou feridas visíveis, embora o rosto de Nico demonstre dor no impacto.
  • Fluência em Francês: Como um deus do amor, Eros é fluente em francês devido a ser a "língua do amor".
  • Invisibilidade: Eros pode se tornar invisível para atacar os outros inesperadamente. Ele não pode, no entanto, tornar-se invisível enquanto dorme. Essa habilidade é demonstrada pela primeira vez em Heróis Gregos de Percy Jackson quando ele morava em uma casa com Psique. Em A Casa de Hades, ele se tornou invisível quando Nico e Jason o encararam.
  • Projeção Astral: Como visto em Heróis Gregos de Percy Jackson, Eros pode enviar seu espírito para outros locais. Ele enviou seu espírito depois de Psique e se comunicou brevemente com ela como uma voz sem corpo, já que seu corpo físico era fraco demais para ele viajar.

Atributos Editar

Os principais e mais infames atributos de Eros são seu romântico arco e flecha de ouro.

Assistentes Editar

Como mencionado em Percy Jackson e os Olimpianos, Eros às vezes é acompanhado por alguns Erotes - deuses em miniatura alados do amor. Seu principal assistente é Zephyros, o Vento Oeste, que está sob a proteção de Afrodite em troca de seu serviço.

CuriosidadesEditar

Venus

Vênus, contraparte romana de sua mãe Afrodite.

  • Eros é o único deus que assusta visivelmente Nico.
  • Eros é uma lua ao redor de Urano (planeta) que foi descoberta em 2003 e recebeu o nome dele.
  • De acordo com Eros, seu colega, Death (Tanatos), é muito parecido com ele, mas às vezes pode ser mais gentil.
  • "Erótico" vem da palavra "Eros", o nome grego do Cupido. Por isso, Eros é o deus dos desejos eróticos.
  • Entre os deuses gregos, ele é o único que também mostrou seu lado romano ao aparecer.
  • Seu equivalente nórdico é Balder .
  • Como Asmodeus em Cassandra Clare é Os Caçadores de Sombras Chronicles, ambos são os representantes da luxúria e emoções; ambos são notórios por distorcer o ódio e os desejos sexuais das pessoas; as duas esposas, mãe de Psique e Magnus , aparentemente sofreram muito; eles também parecem intimidadores o suficiente para assustar deuses e anjos, respectivamente; é provável que eles se posicionem do lado de ninguém enquanto desfrutam de ameaçar as pessoas e as angústias das vítimas, o que pode ser visto torturando Nico di Angelo/Magnus Bane, que não teve escolha senão aceitar suas caras extorsões, por trazer à tona os segredos deste último. Além de serem equivalentes um ao outro, ambos funcionam como anjo e demônio até certo ponto: Eros é um deus semelhante a um anjo com personalidade diabólica; Asmodeus "era" um anjo agora caído.