FANDOM

DSC02891

Dislexia de Percy agindo

Dislexia é um distúrbio de aprendizado baseado na linguagem. Isso faz com que seus possuidores tenham dificuldade em decodificar palavras e agrupar sons de palavras para fazer sentido, embora também exista muito mais. Isso dificulta muito a fluência, a ortografia e a compreensão de leitura. Pode parecer apenas uma dificuldade, embora existam casos em que palavras tremeluzem, linhas de palavras se fundem ou se separam, ou palavras voam ou caem da página, o que ainda dificulta a leitura e a compreensão. Isso não é apenas no mundo de Percy Jackson; TDAH está conectado à dislexia e é frequentemente associado a muitas outras dificuldades de aprendizagem (LDs).

DescriçãoEditar

Aqueles que sofrem de dislexia geralmente não conseguem decodificar as palavras adequadamente. Isso resulta em habilidades de leitura e ortografia abaixo da série. Não tem nada a ver com eles vendo as letras erradas. É uma complexidade, com o cérebro incapaz de reconhecer palavras e sons. Nos mortais, os disléxicos têm um cérebro direito dominante, o que torna difícil para o próprio cérebro interpretar palavras, porque o cérebro direito é usado para imagens mentais e pensamentos mais criativos. Como o lado esquerdo do cérebro não funciona tão persistentemente quanto o direito, a linguagem faz viagens mais longas para ser entendida.

No entanto, através das séries Percy Jackson e os Olimpianos e além, Percy Jackson, juntamente com outros semideuses, sofrem de dislexia. Isso é explicado a Percy por Annabeth Chase, que o informa que sua dislexia é resultado do cérebro dos semideuses ser "fisicamente conectado" para interpretar o Grego Antigo, não o inglês. Geralmente é acoplado ao TDAH. A dislexia semideus torna o inglês um idioma difícil de interpretar.

Curiosidades Editar

  • Embora em termos reais, a dislexia abranja tanto a leitura quanto a escrita, em termos técnicos/médicos, ela se limita à leitura. O distúrbio de aprendizado escrito relacionado é a disgrafia. Transtornos de aprendizagem semelhantes incluem discalculia (afetando habilidades matemáticas) e dispraxia (afetando habilidades motoras).
  • Ao contrário da maioria dos semideuses, Frank Zhang não é disléxico e competiu nas competições de ortografia de sua escola.
  • O próprio filho de Rick Riordan, Haley Riordan, tem dislexia, e essa é uma das principais razões pelas quais ele fez disso uma característica principal dos semideuses.
  • Nos anos 30, os professores chamavam as crianças que tinham dislexia de preguiçosas, de acordo com O Filho de Netuno.
  • Não se sabe se todos os semideuses menores têm dislexia.